Maçom Palestino é o novo Grão Mestre da Grande Loja de Israel
Exemplo para reflexão sobre nossas ações e de o quanto temos de trabalhar para chegarmos ao nível de fraternidade destes nossos irmãos.
Nadim Mansour, árabe palestino, de religião cristã ortodoxa, foi empossado em Tel Aviv como o novo Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de Israel, cargo que ocupará até o ano 2013.
A Grande Loja de Israel teve já dois Grão-Mestres palestinos: Yakob Nazih, de 1933 a 1940, e Jamil Shalhoub, de 1981 a 1982.
O novo Grão-Mestre nasceu em Haifa e se mudou para Acre aos cinco anos de idade; foi iniciado em 1971 na Loja “Akko”, da qual seu pai foi um dos fundadores, e em 1980 tornou-se seu Venerável. Nadim Mansour é também grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito.

A presença de um maçom de origem árabe como Grão Mestre de uma Loja Maçônica de judeus, é uma demonstração de que existe uma luz no final do túnel, e que a paz  entre palestinos e judeus é possível sim!  E não somente a paz, mas a fraternidade pode reinar entre árabes e judeus, como ocorre na Grande Loja de Israel.

A prova maior do compromisso dessa Grande Loja com os princípios de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” pode ser vista no Selo da mesma: a Cruz, a Lua Quarto – crescente e a Estrela de Davi estão juntas, simbolizando o Cristianismo, o Islamismo e o Judaísmo. Da mesma forma, a Bíblia, o Alcorão e a Torah estão no Altar das Lojas, comprovando que todos os Irmãos, independente da fé professada, estão imbuídos do objetivo de trabalhar pela felicidade da humanidade.
A Grande Loja do Estado de Israel foi instalada em 20/10/1953, em Jerusalém. Porém, sua sede fica em Tel Aviv. A 1ª Loja na região foi a Loja Rei Salomão Nº: 293, filiada à Grande Loja do Canadá, e teve sua primeira reunião realizada nas chamadas pedreiras do Rei Salomão no dia 07/05/1873. Cinco anos antes havia ocorrido uma reunião no mesmo local, porém sem existir uma Loja regularmente constituída. Posteriormente a isso, houve outras Lojas na região, filiadas a extinta Grande Loja da Palestina.
O atual Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de Israel é o Irmão Nadim Mansour, cidadão de origem árabe. Sua presença como Grão-Mestre demonstra que não somente a paz, mas também a Fraternidade pode reinar entre árabes e judeus, como bem ocorre naquela Grande Loja.
Atualmente, a Grande Loja de Israel tem cerca de 1.200 membros, praticantes de cinco diferentes religiões, distribuídos em 56 Lojas Simbólicas ativas, as quais em sua maioria trabalham no Rito de York, e trabalhando em dez idiomas: hebraico, árabe, Inglês, francês, húngaro, romeno, turco, russo, alemão e espanhol.
A prova maior do compromisso dessa Grande Loja com os princípios de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” pode ser vista no Selo da mesma: a Cruz, a Lua Quarto-crescente e a Estrela de Davi estão juntas, simbolizando o Cristianismo, o Islamismo e o Judaísmo. Da mesma forma, a Bíblia, o Alcorão e a Torah estão no Altar das Lojas, comprovando que todos os Irmãos, independente da fé professada, estão imbuídos do objetivo de trabalhar pela felicidade da humanidade.