BUSQUE AQUI MESMO

OLA VISITANTES




ESTATISTICAS MUNDIAL


COM A PALAVRA IRMÃO RUBENS


terça-feira, 27 de março de 2012

A LEI DO ETERNO VERSOS A LEI DE MOISES

DE CADA DEZ PESSOAS NOVE ERRAM EM GENERALIZAR OU ATRIBUIR AS 613 LEIS DE MOISES QUE ERAM AS LEIS DO EGITO QUE MOISES IMPOS SOBRE OS HEBREUS COM OS DEZ MANDAMENTOS DADOS AO POVO HEBREU  PELO ETERNO O QUE LEVAVA  NOSSO SALVADOR DIZER E PERGUNTAR SEMPRE : O QUE DIZ A VOSSA LEI A LEI DE MOISES ??
VEJA ABAIXO AS COMPARAÇOES 

A lei do Criador versus a lei de Moisés

Tenho visto muitas pessoas dizerem que a ''lei de Moisés'' era a mesma lei do Criador. Ou mais, que ''não existe lei de Moisés, mas TUDO faz parte da ''lei de YHWH" (Criador)...

Errado...


Veja a seguir, as evidências que comprovam a distinção entre as duas leis:


Esta é, pois, a lei que Moisés propôs aos filhos de Israel. Deuteronômio 4:44


Moisés nos deu a lei, como herança da congregação de Jacó. Deuteronômio 33:4


E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? João 8:5


Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. Hebreus 10:28


E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor Lucas 2:22


E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê. Atos 13:39


Também escreveu ali, em pedras, uma cópia da lei de Moisés, que este havia escrito diante dos filhos de Israel. Josué 8:32


Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. Atos 15:5


Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos. Malaquias 4:4


Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem YHWH cuidado dos bois? 1 Coríntios 9:9

______________________________________________________________

1. A lei de Moisés: Era sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas (Heb. 10:1).


A Lei de YHWH: É mais fácil passar os céu e a terra do que cair um til da lei (Luc. 16:17).




2. A lei de Moisés: (Num. 15) Era posta ao lado da arca do conserto: tomai este livro da lei e ponde-o ao lado da arca do Senhor (Deut. 31:26).


A Lei de YHWH: Dentro da arca havia somente as duas tábuas (II Cron. 5:10).


3. A lei de Moisés: Foi escrita em um livro por Moisés: E acabando Moisés de escrever as palavras desta lei num livro (Deut. 31:24 / 4:44).


A Lei de YHWH: Foi escrita por Ele em tábuas de pedra: E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra escritas pelo dedo do Eterno (Ex. 31:18 / 24:12).



4. A lei de Moisés: E é verdade que pela lei ninguém será justificado diante de YHWH (Gal. 3:10-11,16).


A Lei de YHWH: Porque os que ouvem a lei são justos diante de YHWH, mas os que praticam a lei hão de ser justificados (Rom. 2:12-13).


Os fariseus valorizavam mais as tradições dos homens, e gostavam de ser visto como os melhores crentes, cheios de fé, mas não guardavam os mandamentos de YHWH: (Marcos 7:7-8) Em vão porém me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens, porque deixando o mandamento de YHWH, retende a tradição dos homens. Em Atos 15:5 alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram dizendo que era mister circuncidá-los e mandou que guardassem a lei de Moisés. Porém, Paulo disse que dava graças a YHWH por Yahúshua, que ele mesmo com entendimento servia a lei de YHWH. Então o servo de YHWH deve guardar os mandamentos de YHWH e não a lei de Moisés.


5. A lei de Moisés: Na sua carne (Yahúshua) desfez a inimizade, isto é a lei dos mandamentos, que consistia em ordenação (Ef. 2:13-15).


A Lei de YHWH: O mesmo Paulo diz: Anulamos a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei (Rom. 3:31).


O que Paulo diz aos judeus incrédulos? Tu que te glorias na lei (de Moisés), desonras a YHWH pela transgressão da lei (de YHWH) (Rom. 2:23). Paulo falava aos judeus que tomavam a lei de Moisés como advogado, usando o poder dela para perseguir, prender, apedrejar e matar, e ainda se orgulhavam disso, quando na verdade estavam transgredindo a lei de YHWH. Porque a Lei de YHWH diz: Não dirás falso testemunho (Ex. 20:16) e isso os judeus faziam contra Yahúshua e contra os apóstolos. A lei diz: Não matarás (Ex. 20:13) e os judeus, depois que faziam falsas acusações, matavam.

Paulo ainda fala: a circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas sim, a observância dos mandamentos de YHWH (I Cor. 7:19). Quando Paulo fala da circuncisão está falando da lei de Moisés, e quando fala dos mandamentos de YHWH se refere à registrada em Ex. 20:1-17.

6. A lei de Moisés: E farei cessar todo o seu gozo, as suas ofertas e suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades (Oz. 2:11 / Lev. 23:26-32).


A Lei de YHWH: Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei, porque eu não conheceria a concupiscência se a lei não dissesse: Não cobiçarás (10º mandamento) (Rom. 7:7 / Deut. 5:7-21 / Isaias 58:13-14 / Ezequiel 22:26). Os seus pastores transgridem a minha lei, não fazem diferença entre o santo e o profano, de meus sábados escondem os seus olhos e assim sou profanado no meio deles.


7. A lei de Moisés:… E disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel (Neemias 8:1). E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levaram a arca da aliança do Senhor, e a todos os anciãos de Israel (Deut. 31:9). Este texto fala da lei de Moisés e quando cita a arca do conserto, se refere exatamente à lei dos Dez Mandamentos de YHWH.


A Lei de YHWH: Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim, ao monte e fica lá, e dar-te-ei tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito para os ensinar (Ex. 24:12). A lei e ao testemunho. Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva (Isaias 8:20).


8. A lei de Moisés: Quem ferir alguém que morra, ele também certamente morrerá (Ex. 21:12, 22-27). Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou e desta sorte é introduzido uma melhor esperança, pela qual chegamos a YHWH. (Heb. 7:19).


A Lei de YHWH: Disse Yahúshua: Não cuideis que vim destruir a lei e os profetas, não vim ab-rogar, mas cumprir (Mat. 5:17). E acrescenta: Porque em verdade vos digo que até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido (v. 18). E abriu-se no céu o templo de YHWH e a arca do seu conserto foi vista no seu templo e houve relâmpagos e grande saraiva (Apoc. 11:19 / II Cron. 5:10).


9. A lei de Moisés: Pelo que também lhes dei estatutos que não eram bons e juízos pelos quais não haviam de viver (Ez. 20:25).


A Lei de YHWH: E assim, a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom (Rom. 7:12). Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto, torna-se culpado de todos (Tiago 2:8-10). Em Salmo 111:9 o salmista diz que YHWH enviou redenção ao Seu povo, ordenou a Sua aliança para sempre. Por isto, Paulo disse que a lei é espiritual (Rom. 7:14). Disse ainda que tinha prazer na lei de YHWH (Rom. 7:22). Paulo jamais falaria isso com a lei de Ezequiel 20:25 e de Ozeias 2:11. Paulo se referia a Lei de YHWH, de Êxodo 20:3-17, sobre esta Paulo diz: Portanto a lei é santa, o mandamento santo, justo e bom (Rom. 7:12). Paulo viveu como se estivesse sem lei, mas para ganhar os que viviam sem lei, se fez de fraco, mas Paulo não viveu sem a lei (Icor. 9:20-22).


A lei de Moisés mandava apedrejar (João 8:5), como vimos no caso da mulher adúltera. Mas alcançamos em Yahúshua a graça que é o perdão. Mas a orientação de Yahúshua a mulher: Ide e não pequeis mais (João 8:11) mostra que a lei de YHWH deveria continuar sendo obedecida, mas a lei de Moisés não mais, pois Ele trouxe a graça, o perdão mediante o arrependimento. Uma vez perdoados não devemos voltar a pecar.


O certo é que todos que foram agraciados com o privilégio de conhecer a YHWH e os Seus mandamentos, devem passar a obedecer a YHWH como servo, guardando e respeitando os Seus mandamentos.


E João diz: Aquele que diz Eu O conheço, e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso e nele não está a verdade (I João 2:4).


Como o salmista orou, tambem observemos: ''Senhor, desvenda os meus olhos para que veja as maravilhas ''da Tua lei'' (Salmo 119:18).


E para isto devemos pedir como os apóstolos: Acrescenta a nossa fé (Luc. 17:5), até porque, somente através da oração é que conheceremos a verdade e a verdade há de nos libertar (João 8:32).


PARA MIM ESTA CLARO QUE EXISTEM 2 LEIS NA ESCRITURA


A LEI DO MESSIAS (Salvador Yahúshua) é a MESMA lei de ''YHWH'' (do Criador) e diferente da ''lei dos homens''= Lei de Moises.


Não aniquilo a graça de YHWH; porque, ''se a justiça provém da lei'', segue-se que o Messias morreu EM VÃO. Gálatas 2:21


Yahúshua nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13


De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Yahúshua, para que pela fé fôssemos justificados. Gálatas 3:24


Porque a ''lei do Espírito de vida'', em Yahúshua, me livrou da ''lei do pecado e da morte''. Romanos 8:2


Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a ''lei de Yahúshua''. Gálatas 6:2


Leia mais: http://www.libertar.in/p/lei-do-criador-versus-lei-de-moises.html#ixzz1qKSwo0oD

Nenhum comentário:

MAÇONARIA - E SUAS CO-IRMÃS AS SOCIEDADES SECRETAS