BUSQUE AQUI MESMO

OLA VISITANTES




ESTATISTICAS MUNDIAL


COM A PALAVRA IRMÃO RUBENS


quinta-feira, 17 de março de 2011

TRANGENICOS NÃO MATA A FOME MATA VOCE

Transgênicos: você sabe o que está comendo? 

 Imagine a seguinte cena: você entra em um restaurante e chama o garçom. Depois de anotar seu pedido, ele cobre seus olhos com uma venda e, sem muita demora, seu prato é servido às escuras. Tudo até parece ter o mesmo cheiro, mas sem saber de onde veio ou o que poderia acontecer ao provar desse prato, você comeria?







Todos os dias, milhares de brasileiros se alimentam de alimentos transgênicos, sem sequer saber o que isso significa. Transgênicos, ou organismos geneticamente modificados (OGM), são seres vivos criados em laboratório a partir da mistura com genes de outros organismos. A ciência é capaz de fazer cruzamentos entre espécies que jamais aconteceriam em um ambiente natural, como uma bactéria com um vírus, um animal com um inseto, uma planta com uma bactéria. Desta forma, é possível criar seres completamente novos, que não existem na natureza.

Os OGM começaram a ser utilizados em larga escala a partir de 1997, mas apenas 3 tipos são comercializados: os criados para resistir a um determinado agrotóxico, os que possuem propriedades inseticidas e os que combinam essas duas características. O mito criado de que os transgênicos comercializados são mais produtivos, possuem mais nutrientes ou resistem a secas e chuvas é falso. Eles acarretam uma série de impactos no meio ambiente e na saúde humana, que vão desde alergias ao aumento da utilização de agrotóxicos e a contaminação genética da natureza.

O Prof. Dr José Roberto Goldim, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresentou em uma palestra [1] dados sobre o conhecimento e aceitação de alimentos trangênicos em mercados da Europa. O resultado é que países que têm maior grau de conhecimento sobre trangênicos, como Suécia, Dinamarca, Reino Unido e França são os mesmos que não permitem a utilização agrícola destes produtos nem reconhecem benefícios nestes alimentos. Em contrapartida, países com menor grau de conhecimento, como Portugal, Espanha e Itália são os que possuem maior produção e venda de trangênicos para a população.

A produção de alimentos transgênicos no Brasil começou de forma ilícita: até o final de 2003, os produtores de soja não estavam autorizados a plantar soja transgênica [2] – apesar de já o terem feito em safras anteriores. Porém, uma medida provisória do governo federal autorizou o plantio e comercialização da soja Roundup Ready®, da Monsanto, até o dia 31 de dezembro de 2004. A empresa foi liberada pelo CNTBio para a produção das sementes de soja mesmo sem um estudo dos prováveis impactos ambientais [3] causados pelo cultivo.Como a Monsanto é a detentora dos royalties desta variedade de sementes de soja, cada sojicultor teve de pagar uma taxa para
utilizar a nova tecnologia, conforme anúncio divulgado pela própria Monsanto [4], muito antes de ser assinada a medida provisória do governo.

Entre os principais problemas ambientais relacionados aos transgênicos, está a contaminação genética através do cruzamento entre uma espécie comum e um OGM. Caso um passarinho, por exemplo, recolha o pólem de uma planta modificada geneticamente e o leve até uma outra planta, poderá ocorrer um cruzamento não-natural, já que os genes da planta trasngênica irão se sobrepor aos da planta convencional. Esses genes modificados podem ser de qualquer espécie e gerarem mutações imprevisíveis e incontroláveis. A soja da Monsanto, por exemplo, foi criada a partir da mistura de genes de soja com os de vírus, bactérias e uma flor. Além disso, as sementes são estéreis, ou seja, elas servem para o plantio de uma safra, mas as sementes geradas a partir desta safra não servem para o plantio, o que garante o monopólio no mercado de sementes transgênicas.


Os efeitos destes alimentos na saúde humana ainda não foram suficientemente estudados para que se possa afirmar que é seguro ingerí-los. Mas o aumento no uso de agrotóxicos para combater pragas que se tornaram resistentes não é um sinal positivo. A Agência Nacional de Vigilância Santitária [5] teve que permitir um aumento de 50 vezes a quantidade de resíduo de agrotóxicos em plantações de soja transgênica. Também já foi obervado um aumento das reações alérgicas a esses alimentos. A coordenadora da campanha de engenharia genética do Greenpeace Brasil, Gabriela Vuolo, acredita que a comercialização de produtos de matéria prima transgênica – mesmo quando não se sabe ao certo as consequências – são um tipo de experimentação com humanos, o que pode ser considerado como antiético. “Estamos servindo de cobaias. Os campos de transgênicos são verdadeiros experimentos a céu aberto”, diz Gabriela.

Desde 2004 existe um decreto que obriga as empresas de alimentos a informarem a população se o produto é fabricado com ingredientes transgênicos. No rótulo do alimento deve constar um triângulo amarelo com a letra T, em preto, indicando que possui mais de 1% de matéria prima geneticamente modificada. Apesar da data da vigoração da lei, apenas em 2008, após uma denúncia do Greenpeace junto ao Ministério Público, os óleos de soja Soya e Primor, fabricados pela Bunge, e os óleos Liza e Veleiro, fabricados pela Cargill começaram a ser rotulados. “Na prática, todos os produtos feitos com a mesma matéria-prima deveriam ser rotulados também: é o caso de margarinas, maioneses, molhos para salada, etc”, informa Vuolo.

Outra liberação comercial de transgênicos no Brasil é a do milho da empresa Bayer. O milho é um dos principais alimentos consumidos pelos brasileiros e o cultivo transgênico pode trazer impactos ambientais ainda maiores que o da soja, já que a polinização cruzada do milho favorece uma maior contaminação genética. Dá para se ter uma idéia da catástrofe para a biodiversidade brasileira caso o milho transgênico seja produzido em larga escala.


A questão dos transgênicos não pode ser uma discussão meramente comercial, e é obrigação das autoridades competentes primar pela saúde e informação da população e pela preservação da nossa natureza. A informação é o primeiro passo para que cada vez mais pessoas exijam o direito de saber se o produto que estão comprando usa ou não transgênicos.

_______________________________________
PARA SABER MAIS:
Greenpeace. Campanha contra alimentos transgênicos

Organismos geneticamente modificados: a face não revelada pela ciência

Conselho de fiscalização do cumprimeto da lei de transgênicos

Legislação, Decreto-Lei da Anvisa sobre alimentos transgênicos

A visão da Monsanto sobre a produção de soja transgênica

Nenhum comentário:

MAÇONARIA - E SUAS CO-IRMÃS AS SOCIEDADES SECRETAS