A Filosofia
A palavra Thelema
(pronuncia-se Télema) tem origem grega e significa Vontade ou
Intenção. Mas este termo é associado a uma doutrina registrada pela
primeira vez na literatura no século XVI. No ano de 1532, François Rabelais
cita em sua aventura épica Gargantua e Pantagruel, a fundação de uma
abadia de Thelema. Segundo o autor, uma doutrina que se chocava com os ideais
católicos da época.
A proposta do Thelema está baseada
essencialmente na liberdade e individualidade humana; ou seja, o cultivo e
satisfação plena das próprias vontades. Estas bases ficam evidentes nos
principais conceitos que regem: "Faça o que tu queres, pois há de ser
tudo da lei"; "Todo homem e toda mulher é uma estrela";
"Tu não tens o direito, se não fazer a tua vontade..." Para
os adeptos, estes princípios sintetizam a doutrina.
No Thelema toda ação individual é
válida, pois é necessária a evolução. Porém, é importante que cada indivíduo
descubra-se interiormente pela própria espiritualidade e una-se ao seu Ego
através do amor. Desta forma descubra a Vontade Verdadeira que existe
em si, e que é a motivação real da existência. A busca e o exercício da Vontade
Verdadeira é a ação que move o ser em direção a iluminação. Por ser única, esta
Vontade não colide com a Vontade alheia. "O Amor é a Lei sob a
Vontade..." Portanto, cada ser da criação é único e especial; possui
vontades e necessidades únicas que devem ser supridas.
Por estar fixado em conceitos pessoais,
o Thelema pode variar muito em sua interpretação entre os adeptos; já que a
vontade individual é o principal mecanismo de busca da auto-satisfação. Por
esse motivo não é considerado uma religião, já que não existe uma divindade
central específica; pode abrigar vários tipos de crenças e funcionar como um
complemento da religiosidade, de acordo com a vontade do indivíduo. Porém, em
seu desenvolvimento ao longo dos anos, o Thelema tornou-se um sistema mágico com
características próprias; agregando em si correntes como a Draconiana,
Tifoniana e Ofidioniana. Também influenciou outros sistemas como a Magia
Ritual, Magia Sexual e as Artes Divinatórias.
A doutrina
foi citada por vários pensadores e estudiosos em inúmeras publicações no
decorrer dos séculos. Mas se expandiu apenas por volta de 1938, quando o inglês
Aleister Crowley publicou o Liber Al vel Legis.
Atualmente, o Thelema é visto com uma
certa hostilidade por aqueles que o conhecem superficialmente. O nome de
Crowley está muito associado a esta doutrina, e os mitos que cercaram sua vida
prestam uma imagem negativa a esta doutrina. Além disso, a noção libertária dos
conceitos thelêmicos pode transmitir um falso aspecto egoísta, onde valoriza-se
exageradamente a própria vontade e menospreza-se o altruísmo. Na verdade "O
Amor é a Lei sob a Vontade", e "Todo homem e toda mulher é
uma estrela..." Aqui fica evidente que o Amor se sobrepõe aos outros
valores, e a individualidade humana é divinizada, respeitada por que cada um é
uma estrela.
Crowley: Breve Biografia
Edward Alexander Crowley nasceu em 12 de
Outubro de 1875, em Leamington, Inglaterra. Recebeu de seus pais uma rígida
educação cristã, da qual hostilizava desde a infância. Freqüentou o Trinity
College da Universidade de Cambridge e formou-se em química.
Crowley conheceu George Cecil Jones,
membro do Amanhecer Dourado: uma sociedade secreta que transmitia ensinamentos
relativos à astrologia, magia, cabala, alquimia e outros temas
herméticos. Assim, aos 23 anos foi iniciado nesta sociedade e rapidamente
elevou-se em sua hierarquia. Numa viagem ao Egito em 1904, Crowley e sua esposa
vivenciaram as experiências que resultariam no livro da filosofia thelêmica, o
Liber Al vel Legis.
Após a morte de sua filha em 1906,
Crowley reuniu-se novamente com Cecil Jones e criou a Astrum Argentium:
uma ordem iniciática que dava continuidade ao já extinto Amanhecer Dourado.
Aqui foram implantados e difundidos os primeiros conceitos do Thelema. Nos anos
seguintes, Crowley dedica-se aos estudos, escreve e publica vários livros de
cunho poético-místico.
Em 1909, Crowley e Rose Kelly se
separam. No ano seguinte, o inglês é convidado por Theodore Reuss e ingressa na
Ordo Templi Orientis (O.T.O): uma ordem alemã composta dos mais
elevados Maçons. Assim, teve a oportunidade de desenvolver a filosofia
thelêmica na O.T.O, que posteriormente se desligaria totalmente da Maçonaria.
Em 1910 escreve o Liber CCCXXXIII,
que seria publicado em 1913 e maldosamente classificado como o Livro das
Mentiras. Nos anos posteriores, prossegue escrevendo e publicando várias
obras relacionadas ao ocultismo. Em Abril de 1920, Crowley funda a Abadia de
Thelema, na Sicília, Itália. Ordem que seria extinta em três anos, quando
Mussolini o expulsaria do país.
A publicação de Confessions of
Aleister Crowley em 1930, proporcionou ao autor a oportunidade de conhecer
pessoalmente o poeta lusitano Fernando Pessoa, que também era astrólogo. Pessoa
enviou uma carta a Crowley avisando-o que seu mapa astral estava incorreto. O
inglês respondeu e manifestou sua vontade de conhecer o poeta. Assim, o
encontro deu-se no porto de Lisboa. Nos anos seguintes, suas publicações mais
significativas foram o Liber Al vel Legis, em 1938, e em 1942 o Liber OZ:
manifesto dos direitos e deveres do homem; muito semelhante ao que ainda seria
criado pela ONU.
No Brasil, Raul Seixas e Paulo Coelho
são frutos diretos do legado de Crowley. Entre outras, as músicas A Lei
e Sociedade Alternativa (de autoria de ambos), não apenas mencionam,
mas dissertam sobre os conceitos do mago inglês.
Edward A. Crowley incorporou vários
pseudônimos criados por ele mesmo (incluindo Aleister, Mega Therion, 666, A
Besta...), ou atribuídos pela imprensa, como: O Homem mais perverso do
mundo. Teve uma vida polêmica que se opôs aos conceitos puritanos e
retrógrados de sua sociedade. Morreu pobre e doente aos 72 anos, no dia 1º de
dezembro de 1947 em Hastings, Inglaterra, vítima de bronquite e complicações
cardíacas.
Liber Al vel Legis
Em Abril de 1904, Crowley e sua esposa
Rose Kelly viajaram para o Egito. Neste período, Rose passou a entrar em transe
repentinamente e declarar que a divindade egípcia Horus tentava
comunicar-se com Crowley através dela.
Assim, o casal visitou o museu do Cairo e identificou a Estela da Libertação: um painel egípcio da 26º Dinastia onde um sacerdote oferece sacrifício ao deus Horus. Este fato foi uma revelação mística interpretada por Crowley. Dessa forma, ouvindo os ditos de Rose em estado meditativo, que falava em nome da divindade Aiwass, deu início ao trabalho que duraria três dias consecutivos, sempre entre as 12 e 13 horas, e se tornaria o Liber Al vel Legis (Líber Legis ou Livro da Lei), onde Thelema é citado como a palavra de ordem.
Durante 34 anos, Crowley estudou o
significado do Liber Legis, publicando-o apenas em 1938. Este é o seu primeiro
livro de princípios místicos. Possui uma linguagem simples mas interpretativa,
onde é necessária muita aplicação para uma compreensão mínima. Além disso, o
livro cita em suas entrelinhas algumas profecias e fatos ocorridos na história
da humanidade.
Segundo o Livro da Lei, os deuses se
revezam na condução dos destinos dos planetas por um período de 2000 anos. Cada
um de seus três capítulos faz referência a uma era (Aeon) da evolução humana. O
primeiro capítulo caracteriza o Aeon de Ísis: regido pelo arquétipo da
divindade feminina. Quando o Universo é concebido como alimento direto da
deusa.
O segundo capítulo está relacionado ao Aeon
de Osíris, onde predomina o arquétipo do deus morto e o domínio das
religiões patriarcais (talvez uma alusão ao Cristianismo). Neste período que se
inicia aproximadamente em 500
a . C., a humanidade sofrerá as revoluções necessárias e
inerentes à sua evolução: catástrofes, amor, morte e ressurreição.
O terceiro e último capítulo descreve o
início do Aeon de Horus, filho de Isis e Osíris. Neste período que é inaugurado
em 1904, cada ser se caracterizará como célula única da humanidade, e o
desenvolvimento individual será essencial para a iluminação do coletivo. Este é
o período do crescimento da criança (humanidade) através de suas próprias
experiências. A Lei é a Vontade, que será revelada integralmente, e o Thelema
se estabelecerá como a bússola da espiritualidade humana.
Por Spectrum
Um comentário:
Amor é a Lei.Amor sob Vontade.
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