Reflita nisso ... Edir Macedo construirá Templo de Salomão em SP.
Depois que foi divulgado na imprensa a grande mansão do Edir Macedo, nome maior da IURD, avaliada em cerca de 4 milhões de reais, achei que não veria mais nenhuma grande extravagância. Enganei-me. Foi divulgado nesta última semana o projeto de construção, pela IURD, da réplica do Templo de Salomão, com direito a medidas oficiais, pedras de revestimento encomendadas em Israel e arca da aliança. Abaixo vemos parte do comunicado oficial que foi divulgado no blog do Edir Macedo:
“Com bases nas orientações bíblicas, a Igreja Universal do Reino de Deus construirá a réplica do Templo de Salomão, aqui no Brasil, na cidade de São Paulo (SP). Será uma mega igreja, com 126 metros de comprimento e 104 metros de largura, dimensões que superam as de um campo de futebol oficial e as do maior templo da Igreja Católica da cidade de São Paulo, a Catedral da Sé. São mais de 70 mil metros quadrados de área construída num quarteirão inteiro de 28 mil metros. A altura de 55 metros corresponde a de um prédio de 18 andares, quase duas vezes a altura da estátua do Cristo Redentor. Com previsão de entrega para daqui a 4 anos, a obra será um marco na história da Igreja Universal do Reino de Deus.
O complexo também contará com 36 Escolas Bíblicas com capacidade para comportar aproximadamente 1,3 mil crianças, estúdios de tevê e rádio, um auditório para 500 pessoas, além de um estacionamento para mais de mil carros.
De acordo com o arquiteto e autor do projeto, Rogério Silva de Araújo, o empreendimento é arrojado e emprega tecnologia de ponta, para que quando as pessoas entrem no local, viajem pelo tempo e sintam-se como se estivessem no primeiro templo construído por Salomão. “Começando pela fachada, passando pelo átrio e chegando internamente na nave, criamos uma visão de maneira a remeter as pessoas ao passado. Para tanto, estamos nos valendo de toda tecnologia de ponta associada ao bom senso na arquitetura de maneira a não criar este choque de épocas”, diz Araújo.
Ainda dentro da Igreja, uma arca representando a Arca da Aliança será colocada sobre o altar com o objetivo de proporcionar um efeito tridimensional, que, quando aberta, poderá ser observada totalmente em seu interior e também refletirá no batistério, criando a sensação, durante o batismo, de que a pessoa estará se batizando dentro da Arca. Na face frontal do altar serão aplicadas doze pedras representando as doze tribos de Israel, e todo o altar será ladeado por duas colunas diferenciadas chamadas Joaquim e Boaz, nomes também citados na Bíblia. A Igreja será no Brás (zona leste da capital paulista) e terá capacidade para mais de 10 mil pessoas sentadas.
De acordo com o bispo Edir Macedo, o local não será de ouro, mas as riquezas de detalhes empregados em cada parte do templo serão muito parecidas com os do antigo santuário. “Nós encomendamos o mesmo modelo de pedras de Jerusalém que foram usadas por Salomão, pois vamos revestir as paredes do templo com elas. Nós queremos que as pessoas tenham um lugar bonito para buscar a Deus e também a oportunidade de tocar nessas pedras e fazer orações nelas.”, comentou o bispo durante reunião realizada em São Paulo. Ele acredita que a visitação ao Templo não se limitará somente aos fieis da IURD, mas se tornará um ponto turístico e cultural, que atrairá pessoas do mundo todo.” ( Fonte: Blog Edir Macedo ).
De acordo com reportagem publicada no site ABN NEWS , a obra está orçada em cerca de R$ 350 milhões de reais, e tem previsão de entrega para daqui a 4 anos.
A pergunta que não quer calar é : Pra que? Porque gastar uma verdadeira fortuna em um templo? Fiquei assustado quando li o comentário do Leonardo Gonçalves no Púlpito Cristao ,que, com essa quantia daria pra construir 8700 templos para 200 pessoas no Peru. Nem vou comentar sobre os arca da aliança e as pedras importadas de Israel. O que eles querem? Construir um muro das lamentações em SP? Voltar a idolatrar coisas que Jesus pregou na cruz? Já não basta trazer litros e mais litros do Rio Jordão pra cá?
Finalizo com a ótima colocação de “Réplica por réplica [..]a suposta fé dos neopentecostais nada mais é do que uma réplica fajuta e muito mal feita do evangelho de Jesus. A única diferença é que o que antes se dizia apenas como metáfora, agora é literal.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário