VOCE SABIA QUE O PIOR E MAIOR ACIDENTE AEREO DA HISTORIA DA VIAÇÃO
MUNDIAL NAO SE DEU NO AR MAS EM TERRA?
VEJA ESTA MATERIA
Primeiro lugar – O desastre de Tenerife
Ocorrido em 27 de março de 1977, esse é o pior desastre de toda a história da aviação e também um dos acidentes mais “bobos” de todos os tempos.Tudo começou quando uma bomba explodiu em um aeroporto próximo, fazendo com que diversos voos fossem enviados para Los Rodeos Airport. A superlotação fez com que os controladores deixassem os aviões estacionarem nas pistas auxiliares a de pouso e, para complicar ainda mais a terrível situação, um grande nevoeiro tomou conta do lugar.
Quando o outro aeroporto foi reaberto, os aviões em solo inciaram os movimentos para a decolagem. Um dos primeiros a receber permissão para usar a pista foi o Boeing 747-206B da KLM. Mas, ao mesmo tempo em que esse avião se posicionava para partir, um Boeing 747-121 da Pan Am ainda estava sobre a pista. Devido ao nevoeiro forte, nenhuma das duas aeronaves conseguia ver a outra. Os controladores de voo também não conseguiam enxergar a pista em sua totalidade, por isso todo deslocamento e posicionamento das aeronaves era feito através da fala.
Como na época a linguagem de comunicação entre a cabine e o controle de voo era mais informal, o piloto da KLM acabou entendendo que podia decolar, apesar de só ter recebido a ordem para ir até a pista. Assim, quando estava a toda a velocidade para tirar as rodas do solo, o avião da KLM se chocou com o da Pan Am que ainda estava atravessado na pista.
Todos os 248 a bordo do voo da KLM morreram na hora. Do lado da Pan Am foram 335 mortes. Apenas 61 pessoas sobreviveram a essa tragédia, que se tornou a pior de toda a história da aviação, causada por um simples erro de comunicação.
Depois de 583 terem morrido, a aviação mundial mudou radicalmente a modo como a comunicação entre aeronave e controle ocorre, tornando tudo mais seguro e bem mais claro para ambos os lados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário