Muitas vezes ouvimos alguém dizer que aqueles que estão na Loja Azul, ou seja, nos graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom, não sabem o que se passa. A maioria dos maçons não avança além do terceiro grau. Ouvimos dizer que somente aqueles que estão nos graus mais elevados do Rito Escocês ou do Rito de York conhecem a verdadeira natureza da Maçonaria. Será se isso é realmente verdade?
Todos os Mestres Maçons passaram pelos graus Aprendiz e Companheiro antes de serem elevados a Mestre Maçom. O trabalho do ritual, no qual os homens participam para obterem um grau, é realizado em uma reunião regular na loja, normalmente com a participação de muitos maçons. Qualquer homem que tenha participado regularmente na loja já viu outros homens passarem pelos rituais.
Vamos Examinar os Rituais nos Quais Todos os Maçons Participam
Durante o grau Aprendiz, discute-se a cobertura da loja. As seguintes palavras são proferidas:
"A cobertura de uma loja é um dossel com nuvens ou o céu coberto de estrelas, no qual todos os bons maçons esperam chegar no fim ..."
Esse texto representa a resposta do Administrador Sênior a uma pergunta feita pelo Mestre Venerável na terceira seção do ritual do grau Aprendiz.
Uma porção do ritual Mestre Maçom lida com os Três Degraus. As seguintes palavras são proferidas:
"Como Companheiros, devemos aplicar nosso conhecimento ao cumprimento de nossos respectivos deveres a Deus, ao nosso próximo, e a nós mesmos; para que, no tempo devido, como Mestres Maçons, possamos desfrutar as bem-aventuradas reflexões decorrentes de uma vida bem-vivida e morrer na esperança de uma gloriosa imortalidade".
O Mestre Venerável faz uma oração durante o ritual do grau Mestre Maçom na parte conhecida como Lenda do Terceiro Grau; essa oração é feita imediatamente antes de Hirão-Abi ser ressuscitado dos mortos.
"Assim, Senhor! Tenha compaixão dos filhos da tua criação; conforta-os nos dias de adversidade, e salva-os com uma eterna salvação. Amém."
No encerramento da lenda do Terceiro Grau, o Administrador Sênior diz:
"Finalmente, meus irmãos, imitemos nosso Grande Mestre, Hirão-Abi, em sua virtuosa conduta, sua genuína piedade a Deus, e sua inflexível fidelidade ao que lhe estava confiado; para que, como ele, possamos dar as boas-vindas ao severo tirano, a Morte, e recebê-la como um gentil mensageiro do nosso Supremo Grande Mestre, para nos transportar desta imperfeita para a toda perfeita, gloriosa e celestial Loja lá em cima, que o Supremo Arquiteto do Universo preside."
Qualquer pessoa honesta, que examinar atentamente essas palavras do ritual da Loja Azul, perceberá que a Maçonaria está ensinando que os maçons são homens salvos. O ritual ensina abertamente que todos os bons Mestres Maçons esperam ir ao céu. Ensina que como um grupo, os Mestres Maçons podem morrer na esperança de uma gloriosa imortalidade e podem dar as boas-vindas ao severo tirano, a Morte, como um gentil mensageiro enviado pelo deus deles para transportá-los para a loja celestial lá em cima. Não pode haver nenhuma dúvida que a Maçonaria esteja ensinando que os Mestres Maçons têm a salvação!
Muitos dos homens que ouvem essas palavras não compreendem o significado. Muitos assumem que a loja é uma organização cristã e freqüentemente deixam de compreender todo o significado do ritual. Um homem não compreenderá o significado até que pare e considere alguns fatores críticos.
Para Compreender o Significado, Considere o Seguinte:
A Loja Maçônica não é uma organização formada apenas por homens cristãos.
O grupo de homens conhecido como Mestres Maçons inclui hindus, muçulmanos, budistas, homens que professam serem cristãos e homens que não têm outra religião senão a Maçonaria.
Todos os hindus, muçulmanos e budistas rejeitam a Jesus Cristo como Salvador e como o Filho unigênito de Deus.
Como a Maçonaria está ensinando que os Mestres Maçons, como um grupo, podem morrer na esperança de uma gloriosa imortalidade, e podem dar as boas-vindas ao severo tirano, a Morte, como um gentil mensageiro enviado pelo deus deles para transportá-los para a loja celestial lá em cima, está ensinando um evangelho de salvação que não requer a fé em Jesus Cristo.
O fator significativo no ritual dos três primeiros graus da Maçonaria é que eles estão ensinando um plano de salvação que não requer fé em Jesus Cristo. A partir de um exame do ritual da Loja Azul, é claro que a loja maçônica esteja ensinando um falso evangelho. Isso somente é suficiente para fazer um homem que é cristão renunciar à loja. Muitos fizeram exatamente isso. Não pode haver argumento mais forte contra a loja do que o fato que esteja ensinando um falso plano de salvação, um plano que não reconhece a natureza singular de Jesus Cristo.
Como Podemos Provar Esses Fatos?
Após um homem obter o grau de Mestre Maçom, a loja o presenteia com um livrinho que é comumente chamado "monitor". A maioria das Grandes Lojas publicam um monitor oficial para uso em sua jurisdição. O monitor é o material escrito mais detalhado que um maçom vê. Os monitores têm diferentes nomes, nos vários estados. Alguns exemplos são Ahimam Rezon (Carolina do Sul), Masonic Textbook (Virgínia Ocidental) e Indiana Monitor and Freemason's Guide (Indiana). Como os monitores são autorizados pelas Grandes Lojas, são fontes de informações autorizadas. Tipicamente, os monitores contêm materiais que correspondem aos rituais. Algumas porções do ritual são incluídas tintim por tintim.
As porções (1) e (2) do ritual que tratam da salvação encontram-se em todos os monitores que examinamos. Adicionalmente, uma ou ambas as porções (3) e (4) encontram-se nos monitores de muitos estados. Embora nem todos os quatro elementos do ritual estejam incluídos em todos os monitores, essas palavras ou ligeiras variações delas são pronunciadas em toda loja em todo estado. Algumas vezes, informações adicionais sobre salvação são incluídas em um monitor. Como cada homem recebe um monitor, até mesmo aquele que não tenha participado regularmente na loja pode consultar seu monitor para verificar certos fatos sobre o ensino contido no ritual.
Como os monitores são publicados por autorização da Grande Loja, é difícil para um maçom negar que as informações neles sejam exatas. Um monitor pode ser muito útil para levar um maçom que professa ser cristão a se desligar da loja. Podemos fornecer cópias dos monitores da maioria das Grandes Lojas nos Estados Unidos. Muitos monitores estão disponíveis em CD-ROM. Podemos oferecer cópias xerográficas dos monitores de quase todos os EUA. Mesmo se um monitor estiver protegido pela lei dos direitos autorais, que proíbe sua reprodução total, a lei permite que organizações sem fins lucrativos ofereçam cópias de páginas críticas de qualquer monitor para propósito educacional. Muitas publicações maçônicas não estão sob a proteção dos direitos autorais. As cópias completas dessas publicações estão disponíveis para seu uso. Contacte-nos se precisar do monitor de seu estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário